O Vinho Luis Pato Vinhas Velhas Branco leva a assinatura do enólogo Luis Pato, um dos maiores nomes da viticultura de Portugal. Elaborado com um corte das uvas Bical, Cerceal e Sercialinho, oriundas de vinhas velhas, localizadas na região vitivinícola da Bairrada. De coloração amarela clara, revela, no nariz, aromas de frutas cítricas e notas florais. Um Vinho Branco elegante e equilibrado, com ótima acidez. Esse é um rótulo que pode ser apreciado agora, mas que conta com um ótimo potencial de guarda, podendo envelhecer na garrafa por até uma década.
O Luis Pato Vinhas Velhas Branco é produzido com um corte das uvas Bical (50%), Cerceal (25%) e Sercialinho (25%), oriundas de vinhas velhas, com mais de quarenta anos de idade, localizadas na região da Bairrada, em Portugal. A fermentação é realizada em cubas de aço inox, sob temperatura controlada, durante um período de quatro meses
Sobre o produtor
Luis Pato é um dos maiores embaixadores do vinho português no mundo. Sua fama de "revolucionário da Bairrada" é mais do que justa, pois desde o seu primeiro vinho lançado, em 1980, até hoje, ele não deixou de inovar e apresentar novos e deliciosos aromas e sabores da Bairrada. Luis Pato pertence a uma família com longa tradição na elaboração de vinhos. Desde o século XVIII, a família Pato produz vinhos na Quinta do Ribeirinho. Seu pai, João Pato, é considerado uma figura histórica por ter sido o primeiro produtor a engarrafar vinhos na região, depois da sua demarcação, na década de 1970. Luis Pato está impregnado do espírito inconformista do pai, construindo uma trajetória marcada por novidades: em 1985, introduziu barricas novas de carvalho francês na maturação dos vinhos; em 1988, plantou a cepa Baga em pé franco, ou seja, sem enxerto, e produziu o primeiro Vinhas Velhas de Portugal; em 1995, lançou vinhos de vinhedo único, como Vinha Pan, Vinha Barrosa e Quinta do Ribeirinho Pé Franco. Sua genialidade atravessou o século e, em 2005, Luis Pato criou, junto com sua filha Filipa, o FLP, usando o método da crio-extração. Entre outras de suas façanhas recentes que vale a pena citar, estão o lançamento de seus primeiros vinhos naturais doces (branco, rosado e tinto) da linha Abafado Molecular e a produção do primeiro tinto de uva branca – o Fernão Pires, que tem no corte 94% de Maria Gomes e 6% de película de Baga. Para tantas invenções, Luis Pato conta com 60 hectares de vinhedos com Baga, Touriga Nacional e Tinto Cão, entre as uvas tintas, e Maria Gomes, Cerceal da Bairrada, Bical e Sercialinho, entre as brancas. Com uma adega bem equipada e muita energia criativa, Luis Pato deve continuar a surpreender os amantes de vinho em todo o mundo.