O Vinho Donato Sangiovese Puglia é um rótulo da I.G.T. (Indicação Geográfica Típica). Produzido pela vinícola Angelo Rocca e Figli, com a uva Sangiovese, oriunda de vinhedos localizados na região vitivinícola da Puglia, na Itália. De coloração rubi intensa, revela, no nariz, aromas de frutas vermelhas, flores amassadas, menta e especiarias. Em boca, é um Sangiovese de corpo médio, carnudo, cheio de fruta, com taninos firmes e acidez suculenta.
O Vinho Donato Sangiovese Puglia é produzido com a uva Sangiovese de vinhedos localizados na região vitivinícola da Puglia, na Itália. Colheita manual entre os meses de agosto e setembro. A fermentação alcoólica acontece em tanques de aço inoxidável com controle de temperatura (25°C). Amadurecimento parcial em carvalho e engarrafamento.
Sobre o produtor
A família Rocca atua no setor desde 1880, quando a "Vinícola Rocca" foi fundada pelo ancestral Francesco. Desde lá, cinco gerações seguiram seu caminho, se dedicando à vinha com tradição e paixão pelo vinho.
A prestigiada fazenda em Puglia, a moderna vinícola em Agrate Brianza são os componentes de uma realidade dinâmica, flexível e fortemente ligada às suas raízes. A fazenda, composta pelas propriedades "Don Cataldo" e "Vignali Grandi", se estende por cerca de 100 hectares no município de Leverano, no coração do Salento, a cerca de três quilômetros da esplêndida costa.
A abordagem cada vez mais internacional e atenta às necessidades do mercado, respeitando o terroir e a tipicidade do produto, é a base do crescimento da empresa. A nova sede é moderna e funcional, e conta com uma adega subterrânea de 5.000 mq para estocagem e refino de produtos com temperatura e umidade ideais.
Inclusive, em 2018, a unidade de engarrafamento foi reformada, permitindo à empresa ser ainda mais flexível e robusta e atender às crescentes demandas do mercado.O engarrafamento estéril a frio ocorre com o uso das mais modernas tecnologias de trabalho e supervisão. A linha definida tem uma produção efetiva de 10.000 por hora.
Produção de vinho
A influência do mar e o clima ameno desta região, aliados ao trabalho árudo e a seleção cuidadosa das uvas, permitem uma produção constante com excelentes níveis de qualidade.
As videiras "autóctones", Negroamaro, Malvasia Nera, Nero di Troia e Primitivo, são a expressão máxima desses solos férteis e generosos e destinam-se à produção dos vinhos típicos da região.