Não é exagero afirmar que Robert M. Parker, Jr. é o mais poderoso crítico de vinhos do planeta.
Suas avaliações chegam a ditar o preço de tintos e brancos no mercado, tamanha é a sua influência.
Apaixonado por vinhos e diante de um cenário com pouca informação realmente credível, em 1975 ele começou a escrever um guia independente que, três anos depois, se tornaria a reputada revista The Wine Advocate
Atualmente, a publicação conta com 50 mil seguidores nos Estados Unidos e em outros 37 países e pode ser acessada online por meio do site criado em 2002, www.robertparker.com, que figura como o portal de vinhos mais consultado do mundo.
Os vinhos são avaliados entre 50 e 100 pontos, um sistema criado por Parker, sendo que os rótulos classificados acima de 90 pontos são os que realmente se destacam pela qualidade, são excepcionais.
Em 2013, Robert Parker nomeou sua colaboradora Lisa Perrotti-Brown como editora-chefe do The Wine Advocate e do seu site a fim de se dedicar unicamente à crítica de vinhos.
Ele continua na ativa, degustando os vinhos do norte da Califórnia e também de Bordeaux e, para cobrir a produção das outras dezenas de regiões vitivinícolas do globo, conta com uma rede de oito colaboradores de alto nível.