Uma das uvas sul-africanas mais importantes e marcantes, que dá origem a vinhos de reconhecimento mundial
A uva Pinotage é a primeira variedade que vem à mente quando se fala em vinhos da África do Sul. Por muitos anos essa casta foi tida como “indomável”, sendo associada a vinhos de qualidade inferior.
Mas isso ficou no passado, hoje a Pinotage é uma das mais importantes uvas sul-africanas, dando origem a vinhos que gozam de grande reconhecimento mundial.
Preparamos esse artigo com as características da uva Pinotage, confira:
Como surgiu a Uva Pinotage?
A uva Pinotage surgiu em 1925, quando Abraham Izak Perold, professor de viticultura da Universidade de Stellenbosch, decidiu cruzar as variedades Pinot Noir e Hermitage.
O nome da Pinotage também é uma junção das uvas que lhe deram origem: “Pinot” de Pinot Noir e “Age” de Hermitage, nomenclatura pela qual a uva Cinsault é conhecida na África do Sul.
Todo o processo foi realizado nos jardins da residência do Prof. Perold e gerou apenas quatro mudas, que depois foram transplantadas para o Colégio Agrícola da Universidade de Stellenbosch.
A uva Pinotage começou a ganhar notoriedade em 1959, quando um vinho elaborado com a variedade foi o campeão no Concurso Cape Young Wine Show na Cidade do Cabo.
Com esse feito, cada mais viticultores da África do Sul passaram a cultivar a Pinotage em seus vinhedos.
Outro marco importante para a variedade veio em 1991, quando um vinho Pinotage foi eleito o melhor vinho tinto no concurso Wine and Spirits, em Londres.
Quem apresentou o rótulo foi o enólogo Beyers Truter, um grande defensor da casta.
Hoje, a uva Pinotage goza de grande reconhecimento mundial e é reconhecida como um verdadeiro símbolo da África do Sul.
Entretanto, não é a uva tinta mais cultivada no país, esse posto fica com a Cabernet Sauvignon.
Assim como a Malbec e a Cabernet Sauvignon, a uva Pinotage também tem um dia só dela, o International Pinotage Day, Dia Internacional da Pinotage, que é celebrado todos os anos no segundo sábado do mês de outubro.
Cultivo da Uva Pinotage
A Pinotage é uma variedade de maturação precoce, que exige cuidados durante todo o processo de cultivo, desde a poda até a colheita.
Para gerar vinhos de alta qualidade, é necessário que os vinhedos de Pinotage tenham baixa produtividade, caso contrário, ocorre uma menor concentração dos compostos aromáticos e de sua coloração.
Como não poderia deixar de ser, a África do Sul é o maior produtor da uva Pinotage. A variedade ocupa vinhedos em várias regiões vitivinícolas do país, como Franschhoek, Paarl e Robertson.
Hoje, também é possível encontrar a Pinotage em vinhedos dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Israel e Brasil.
Características da Pinotage
A uva Pinotage conta com cachos compactos e bagos de tamanho médio em formato cônico.
Os frutos têm pele espessa e coloração azulada, quase preta, com polpa macia.
Entre os principais aromas da uva Pinotage vale destacar notas de frutas vermelhas e negras, como de framboesa e mirtilo, nuances de fumaça, aromas de especiarias, como pimenta-preta, além de toques de alcaçuz.
Com o envelhecimento surgem nuances mais exóticas, como de banana, manga e chocolate.
Características do vinho Pinotage
A uva Pinotage dá origem a ótimos vinhos tintos varietais, funcionando, também, em blends, como o Cape Blend, um corte originário da província de Western Cape, que tem a Cidade do Cabo como sua capital.
Os Cape Blends contam, em média, com 30% a 70% de Pinotage, complementado pelas uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Merlot.
Vinhos de qualidade produzidos com a uva Pinotage são potentes, com alto teor alcoólico, corpo médio a encorpado, estrutura firme e taninos macios. Visualmente apresentam coloração vermelha profunda e intensa.
O potencial de envelhecimento é uma característica importante de um Pinotage de alta qualidade, aumentando em complexidade durante o tempo em que passa na garrafa e concentrando seus aromas e sabores.
É fácil identificar um Pinotage de qualidade inferior, quando a uva é cultivada em um sistema de alta produtividade.
Esses rótulos apresentam coloração mais clara e aromas que se assemelham a solvente ou removedor de esmalte.
Além de vinhos tintos varietais e blends, a Pinotage também pode ser utilizada na produção de vinhos fortificados e espumantes.
Como Harmonizar o vinho Pinotage
O segredo para harmonizar um Pinotage corretamente é atentar-se ao seu corpo.
Rótulos de corpo médio acompanham bem carnes vermelhas, carnes de caça, risoto de funghi e massas com molhos cremosos.
Já os rótulos mais encorpados são bons companheiros para churrasco, pratos apimentados e queijos maduros, como Gruyère, Gouda e Edam.
Para aqueles que gostam de apreciar um taça de vinho com a sobremesa, temos uma boa notícia!
O vinho Pinotage fica ótima com sobremesas à base de chocolates com alta concentração de cacau.
Recomendações da DiVinho – Melhores vinhos Pinotage
E você, já provou um vinho Pinotage?