Bodega Lagarde é uma vinícola familiar argentina, conhecida por produzir vinhos de alta gama em Mendoza.
Sofía Pescarmona, proprietária da Bodega Lagarde, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando da história da vinícola e de suas linhas de sucesso, como Fishing Monkey e Proyecto Hermanas, confira:
Bodega Lagarde é uma tradicional vinícola, fundada em 1897. Conte um pouco de sua história.
A Bodega Lagarde foi adquirida pela minha família em 1969, que imprimiu um selo que marcaria sua identidade como uma vinícola familiar produtora de vinhos de alta gama, tanto na Argentina, como no resto do mundo.
O que mudou com a aquisição da Lagarde pela sua família, os Pescarmona, em 1969?
Entre os anos oitenta e noventa, a Bodega Lagarde dedicou-se a aprofundar o estilo e a qualidade de seus vinhos.
A inovação sempre foi um pilar fundamental, o que resultou em sermos os primeiros produtores a plantar variedades não tradicionais na América Latina, como Viognier e Moscato Bianco, com o objetivo de criar vinhos com um estilo próprio.
Desde então, elaboramos vinhos com um toque artístico e criativo, por parte de nosso enólogo, Juan Roby, que, junto com os proprietários, faz do processo de produção um verdadeiro culto ao vinho.
Os vinhedos estão localizados em Mendoza, a mais famosa e renomada região vitivinícola da Argentina. Quais os diferenciais desse renomado terroir?
O diferencial é que os vinhedos estão localizados em Luján de Cuyo, um solo composto por argila e pedras, com uma ótima amplitude térmica.
Essas características, somadas a uvas da mais alta qualidade, resultam em vinhos superlativos.
Além disso, as uvas são colhidas manualmente, próximas à adega, o que não proporciona nenhum tipo de stress aos frutos.
Que é um ponto fundamental na produção de vinhos de alta gama.
Fishing Monkey é um gama de vinhos com ótimo custo-benefício. Fale um pouco dos rótulos que a compõe.
Na linha jovem Fishing Monkey temos Fishing Monkey Malbec, Fishing Monkey Cabernet Sauvignon e Fishing Monkey Sauvignon Blanc.
Na linha Reserva temos Fishing Monkey Reserve Malbec e, em breve, Fishing Monkey Reserve Syrah e Fishing Monkey Red Blend, que acreditamos que serão um sucesso no Brasil.
Nos brancos temos Fishing Monkey Reserve Chardonnay e nos rosés Fishing Monkey Reserve Rose, que é um blend de Malbec e Pinot Noir.
Qual a inspiração por trás do nome Fishing Monkey?
O nosso sobrenome é Pescarmona, que seria como um macaco pescando outro.
Nossos amigos da escola faziam piadas com o sobrenome e essa foi a inspiração para criar uma linha de vinhos de alta qualidade, mas com um estilo jovem e fresco.
Essa é uma linha pela qual tenho muito carinho, mas acima de tudo, é uma gama com ótimo custo benefício, com uvas oriundas de Luján de Cuyo, em Drummond , Agrelo e Pedriel, plantadas entre 1906 e 1930.
Proyecto Hermanas é uma nova linha de vinhos da Bodega Lagarde. Conte-nos um pouco sobre essa nova empreitada.
Proyecto Hermanas é uma nova linha de vinhos que faço com minha irmã Lucila, após vários anos de trabalho conjunto.
Sempre tivemos que respeitar o estilo clássico da Bodega Lagarde, que é uma vinícola com muita história, e quando queríamos fazer algo diferente era difícil encaixá-lo dentro da linha Lagarde.
Eu e Lucila somos muito diferentes, trabalhamos juntas há doze anos e quando fazemos degustações, cada uma tem uma opinião diferente.
Proyecto Hermanas nasceu com a ideia de que cada uma de nós faria um vinho ao seu estilo, para beber com as amigas no domingo em Mendoza, com uma imagem mais jovem e moderna.
Existe uma nova geração de jovens que estão descobrindo os prazeres dos vinhos, como é atender esse público?
O que sempre faço é convidá-los a visitar Mendoza e conhecer nossa vinícola. Mendoza conta com muito sol, montanhas e clima seco, com pouca chuva durante o ano.
Esse ambiente, quando combinado ao vinho, oferece uma experiência inesquecível, a apenas três horas de São Paulo.
Quais rótulos da Bodega Lagarde você recomenda para quem está conhecendo a vinícola?
Sempre Recomendo Guarda Cabernet Franc e os Malbecs da safra 2018.
Destaco, também, os vinhos produzidos com Viognier, oriundos de vinhas que meu pai trouxe do Vale do Rhône para a América do Sul.
Beber Henry Gran Guarda N ° 1 é sempre um luxo e um prazer para todos os sentidos.
Temos um grande portfólio de vinhos e acredito que, dentro dele, existe um rótulo ideal para cada perfil de pessoa.