O vinho Primitivo é um dos rótulos mais celebrados da região vitivinícola da Puglia, ao sul da Itália.
Nós, da DiVinho, preparamos um artigo sobre qual é o melhor vinho Primitivo, confira!
Qual é a Uva do Vinho Primitivo?
A uva Primitivo é uma das variedades mais famosas da região vitivinícola da Puglia, ao sul da Itália, conhecida como o “calcanhar da bota”.
É possível encontrar registros da comercialização de vinhos produzidos com essa cepa ainda no século XIV.
Entretanto, estudos genéticos recentes comprovaram que a terra natal da Primitivo é a Croácia, sendo um clone da uva Crljenak Kastelanski.
Não se sabe ao certo quando a variedade chegou à Itália, mas hoje é uma uvas tintas mais populares, ocupando onze mil hectares de vinhedos na Puglia.
A Primitivo é uma das primeiras uvas a amadurecer nos vinhedos e essa característica é refletida em seu nome.
“Primitivo” deriva do Latim “primativus” e do italiano antigo “primaticcio”, significando “primeiro a amadurecer”.
As vinhas da uva Primitivo amadurecem precocemente e exigem alguns cuidados por parte do viticultor.
Se demorarem a serem colhidas podem afetar negativamente algumas características do vinho, como sua acidez. Além disso, apresenta baixos rendimentos.
Uva Primitivo X Uva Zinfandel
Por muito tempo existiu um debate entre as similaridades da uva Primitivo e da uva Zinfandel.
Esse impasse foi resolvido em 1994, através da realização de análises ampelográficas e de DNA empreendidas por Carole Meredith, professor de viticultura e enologia na Universidade da Califórnia em Davis.
Os estudos demonstraram que a Primitivo e a Zinfandel compartilham o mesmo DNA, sendo clones da uva croata Crljenak Kastelanski, como já mencionado acima.
A Zinfandel chegou aos Estados Unidos em 1829, pelas mãos de George Gibbs. Passando a ser chamada de Zenfendel ou Zinfindal em Boston.
A corrida do ouro, na metade do século XIX, levou a Zinfandel à Califórnia, principalmente às regiões de Napa Valley e Sonoma.
Hoje, a Zinfandel é a uva tinta mais emblemática da Califórnia, dando origem a vinhos de ótima qualidade e preço atrativo!
Quais são as Características do Vinho Primitivo?
O vinho Primitivo é um vinho tinto de coloração rubi intensa e profunda, contando com ótimo teor alcoólico e baixa acidez.
No nariz, oferece aromas de frutas negras e vermelhas maduras, como ameixa, framboesa, amora e cereja, notas de especiarias e toques de alcaçuz.
Muito versátil, a uva Primitivo pode dar origem a vinhos jovens e frutados, sem passagem por barrica, assim como, a vinhos mais robustos e intensos, com envelhecimento em carvalho.
Vinho Primitivo di Manduria
A Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) Primitivo di Manduria é uma área de produção localizada na Puglia, situada a leste da cidade de Taranto, limitada ao norte pela comuna de Francavilla Fontana.
Foi uma das primeiras D.O.C. do sul da Itália, sendo introduzida em 1974.
Os vinhos Primitivo di Manduria costumam ser secos, encorpados, de coloração intensa e com aromas complexos.
Na mesma região também existe a Denominação de Origem Controlada e Garantida (D.O.C.G.) Primitivo di Manduria Dolce Naturale, para vinhos doces produzidos com a uva Primitivo.
Vinho Primitivo del Salento
A Indicação Geográfica Protegida (I.G.P) Primitivo Del Salento é uma área de produção que compreende cento e oitenta quilômetros entre as províncias de Taranto, Brindisi e Lecce, em Salento, dentro da Puglia.
Os vinhos Primitivo del Salento apresentam coloração intensa, grande complexidade aromática e taninos bastante presentes.
Harmonização com Vinho Primitivo
Os vinhos Primitivo são muito equilibrados, tornando sua harmonização uma tarefa fácil.
Ficam ótimos com carnes vermelhas, especialmente filé mignon, carnes de caça, pizzas e massas.
Queijos amarelos, como Provolone, e queijos curados, como o Grana, são boas opções para acompanhar um Primitivo.
Outro prato que combina muito bem é a Bracciola à la Pugliese, uma receita típica da Puglia!
Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Primitivo
E você, já provou um Vinho Primitivo?