Você já ouviu falar do Lambrusco? Ele é um dos mais expressivos vinhos da região de Emilia-Romagna, na Itália.
A DiVinho preparou um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o Lambrusco, não deixe de conferir!
O que é Lambrusco?
Lambrusco é um termo que refere-se tanto a uma uva, quanto a um tipo de vinho, ambos de origem italiana.
Não se sabe ao certo qual é origem do nome Lambrusco. A teoria mais aceita é que seja uma junção dos termos labrum e ruscum.
Em latim, labrum pode ser traduzido como a “margem do campo”, já ruscum seria “planta selvagem”.
O que acontece com a uva Lambrusco é o mesmo caso da Glera, que até o ano de 2009 atendia pelo nome Prosecco, por ser quase que exclusivamente utilizada na elaboração desse famoso espumante italiano.
Já o vinho Lambrusco é um frisante. Um rótulo que conta como uma leve efervescência, mas não é classificado como um espumante.
Apesar da versão tinta do vinho Lambrusco ser a mais popular, também é possível encontrar exemplares brancos e rosés.
No frisante, ao contrário da maioria dos espumantes, a perlage, as famosas borbulhas, é oriunda de apenas uma fermentação, realizada segundo o Método Charmat, em tanques de aço inox.
A Uva Lambrusco
Lambrusco, na verdade, não é uma uva, mas uma família de uvas tintas. Até o momento já foram identificadas mais de sessenta variedades.
Entre essas, as variedades mais expressivas são Lambrusco Grasparossa, Lambrusco Maestri, Lambrusco Marani, Lambrusco Montericco, Lambrusco Salamino e Lambrusco Sorbara.
Registros demonstram que a família de uvas Lambrusco já era cultivada na época do Império Romano.
Hoje, a Lambrusco é primariamente cultivada dentro da região de Emilia-Romagna, no norte da Itália.
Também é possível encontrar a variedade em vinhedos da Lombardia, Piemonte, Vêneto e Sicília.
A uva Lambrusco destaca-se pela coloração violácea intensa de seus cachos. A variedade revela aromas de frutas vermelhas, como morango, framboesa e cereja, além de notas florais.
O Vinho Lambrusco
O Lambrusco é um dos vinhos mais antigos da Itália, sendo produzido desde a Idade do Bronze.
Os etruscos, que ocupavam a península itálica a partir do século IX a.C, produziam vinhos tintos com a uva de mesmo nome.
O vinho Lambrusco que conhecemos hoje, um frisante, remonta à época do Império Romano. A perlage seria oriunda de uma segunda fermentação, que ocorria nas ânforas de barros onde o vinho era acondicionado.
Entre as décadas de 1970 e 1980 o Lambrusco explodiu em popularidade nos Estados Unidos.
Entretanto, a maior parte dos rótulos exportados eram extremamente doces, o que acabou por manchar a reputação do Lambrusco no Novo Mundo.
Apesar de ser tipicamente um vinho de entrada, o Lambrusco não é necessariamente um rótulo de baixa qualidade.
Hoje, é possível encontrar bons exemplares de Lambrusco, com ótimo custo-benefício!
Características do Vinho Lambrusco
Como já mencionado, o Lambrusco é um vinho frisante, com perlage refinada, mas pouco persistente.
O teor alcoólico costuma variar entre 8% e 12%, sendo encontrado nas versões secco (seco), abboccato (ligeiramente doce), amabile (semi-doce) e dolce (doce).
Os melhores Lambruscos são o secco, com até até 9 gramas de açúcar por litro, abboccato, entre 10 e 18 gramas de açúcar por litro, e amabile, entre 18 e 45 gramas de açúcar por litro.
Se puder, evite a versão dolce, com mais de 45 gramas de açúcar por litro, que costuma ser encontrada nos vinhos mais baratos.
No nariz, o Lambrusco revela um bouquet aromático intenso, onde destacam-se notas de frutas vermelhas, como amora, morango e framboesa, nuances florais, como de violeta e flor de laranjeira, além de toques de especiarias, como pimenta-preta.
Em boca, o Lambrusco é leve, revelando grande frescor e pouca presença tânica.
A maior parte dos rótulos que encontramos no mercado é tinto, mas também o vinho também é produzido nas versões branco e rosé.
Tipos de Vinho Lambrusco
O vinho Lambrusco é produzido dentro de cinco Denominações de Origem Controlada (D.O.C.).
Quatro estão localizadas na região de Emilia-Romagna, Lambrusco Grasparossa di Castelvetro, Lambrusco Salamino di Santa Croce, Lambrusco di Sorbara e Lambrusco Reggiano, e uma na região da Lombardia, Lambrusco Mantovano.
Lambrusco Grasparossa di Castelvetro
O vinho Lambrusco Grasparossa di Castelvetro é produzido na comuna de Módena, dentro da região de Emilia-Romagna.
Segundo as regras da D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) os vinhos ali produzidos devem conter, no mínimo, 85% da uva Lambrusco Grasparossa.
O Lambrusco Grasparossa di Castelvetro é um vinho com pouca efervescência, que se assemelha mais a um tinto do que a um frisante.
Visualmente, apresenta coloração violácea intensa. Em boca, conta com grande corpo e marcada estrutura tânica.
Lambrusco Mantovano
O vinho Lambrusco Mantovano é produzido na região da Lombardia, sendo a única D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) de Lambrusco fora da Emilia-Romagna.
O estilo dos vinhos da região tende a ser secco, mas também é possível encontrar alguns Lambrusco Mantovano na versão abboccato e amabile.
Lambrusco Salamino di Santa Croce
O vinho Lambrusco Grasparossa di Santa Croce é produzido na região de Emilia-Romagna, a cerca de onze quilômetros a oeste da cidade de Sorbara.
Segundo as regras da D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) os vinhos ali produzidos devem conter, no mínimo, 90% da uva Lambrusco Salamino.
O nome da variedade, Lambrusco Salamino, deriva do formato de seus cachos, que lembram uma linguiça ou salame.
O Lambrusco Grasparossa di Santa Croce é vinho que conta com perlage refinada e ótima acidez. É tipicamente encontrado nas versões amabile e dolce.
Lambrusco di Sorbara
O vinho Lambrusco di Sorbara é produzido na comuna de Módena, próxima a cidade de Sorbara, dentro da região de Emilia-Romagna.
Segundo as regras da D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) os vinhos ali produzidos devem conter, no mínimo, 85% da uva Lambrusco di Sorbara, com o restante sendo composto pela variedade Lambrusco Salamino.
O Lambrusco di Sorbara é tido como um dos Lambrusco de melhor qualidade, revelando grande intensidade aromática, acidez vibrante e perlage refinada.
Lambrusco Reggiano
O vinho Lambrusco Reggiano é produzido na comuna de Reggio Emilia, dentro da região de Emilia-Romagna.
São aceitas na D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) as variedades Lambrusco Maestri, Lambrusco Marani, Lambrusco Montericco, Lambrusco Salamino. Também é permitido no corte até 15% de Ancellotta.
Os vinhos Lambrusco Reggiano representam a maior parte das exportações da região da Emilia-Romagna.
Como Harmonizar o Vinho Lambrusco?
O Lambrusco é um vinho versátil, acompanhando bem uma grande variedade de pratos, desde entradas até sobremesas.
Experimente servir o frisante com uma tábua de queijos e frios, que inclua queijos maduros, como Parmigiano e Grana Padano, e carnes curadas, como salame e prosciutto.
Massas, pizzas e pratos à base de porco e cordeiro são uma aposta certeira na hora de harmonizar o Lambrusco.
As versões mais leves e adocicadas do Lambrusco combinam com sobremesas à base de frutas vermelhas e frutas cítricas.
E você, já conhecia o Lambrusco?