A feijoada é um prato que tem lugar cativo na mesa do brasileiro.
A combinação de feijão preto, pertences de porco, arroz branco, couve refogada e farofa é deliciosa, agradando diversos paladares.
A DiVinho preparou esse artigo explicando como preparar a feijoada e dando dicas de como harmonizá-la com vinho, confira!
Como Preparar a Feijoada?
Difícil pensar em um prato mais brasileiro do que a feijoada, não é mesmo?
Reza a lenda que a feijoada foi criada pelos escravos, durante o século XIX, utilizando o feijão preto, que já era consumido pelos índios brasileiros antes da chegada dos exploradores portugueses, e partes do porco não consumidos pelos senhores, como orelha, rabo, língua, rabo e pé, entre outros.
Entretanto, existe outra hipótese para a criação da feijoada. Ela seria uma adaptação de um prato bastante antigo na europa, uma espécie de caldo de legumes e carnes, conhecido por vários nomes diferentes.
Na França, o prato atende pelo nome Cassoulet, na Itália, é conhecido como Casoeula, na Espanha, é Puchero, e, em Portugal, é simplesmente conhecido como Cozido.
Independente da sua origem, a feijoada é hoje um dos pratos mais tradicionais do Brasil, fazendo sucesso tanto dentro, quanto fora do país.
Descubra, agora, como preparar uma deliciosa feijoada em casa!
Ingredientes
- 1 quilo de feijão preto
- 500 gramas de costela de porco salgada
- 250 gramas de lombo de porco salgado
- 250 gramas de carne-seca
- 250 gramas de bacon
- 250 gramas de paio
- 250 gramas de linguiça calabresa
- 250 gramas de toucinho de porco
- 2 cebolas médias
- 1 laranja média
- 4 dentes de alho
- 4 folhas de louro
- 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
- 1 maço de cheiro-verde
- sal a gosto
Modo de Preparo
No dia anterior ao preparo da feijoada, corte o lombo de porco e a carne-seca em cubos. Lave bem e deixe de molho por no mínimo 24 horas, junto com a costela de porco. A água deve ser trocada quatro vezes durante esse período.
Lave o feijão e deixe de molho por duas horas. Descarte a água do molho, adicione 1 litro de água limpa e leve ao fogo médio, cozinhando na pressão durante cerca de vinte minutos.
Enquanto isso, escorra a água do lombo de porco, da carne-seca e da costela de porco. Coloque-os em uma panela, cubra com água e leve ao fogo por cerca de 20 minutos.
Pique o paio, o bacon, a linguiça calabresa e o toucinho de porco em cubos pequenos. Pique também a cebola e o cheiro-verde, amassando os dentes de alho.
Em uma panela grande, doure o alho e a cebola no azeite, adicione o paio, o bacon, a linguiça calabresa e o toucinho de porco e refogue bem.
Acrescente o feijão cozido, juntamente com o caldo, o lombo de porco, a carne-seca e a costela de porco. Tempere com as folhas de louro e o cheiro-verde. Se necessário, acrescente sal a gosto.
Leve a panela novamente ao fogo, por cerca de 20 minutos, ou até o caldo do feijão engrossar.
Sirva a feijoada com arroz branco, couve refogada, farofa de mandioca e rodelas de laranja.

Como Harmonizar a Feijoada?
A feijoada é um prato com grande intensidade de sabores e alto teor de gordura, por conta dos ingredientes usados na sua preparação, como bacon, paio, carne-seca e linguiça, exigindo certos cuidados na hora de harmonização.
Os vinhos tintos são a opção ideal para acompanhar a feijoada. Mas não é qualquer tinto, o vinho deve ter grande presença tânica e bom nível de acidez.
Dessa maneira, os tintos elaborados com uva Tannat são os favoritos para acompanhar a feijoada, já que são bastante tânicos e estruturados.
Recomendação da DiVinho – Melhores Vinhos Tannat
E você, qual seu vinho preferido para acompanhar a feijoada?