A Chandon, filial brasileira da Maison Moët & Chandon, produz alguns dos melhores espumantes do Brasil!
Descubra, nesse artigo da DiVinho, qual é o segredo por trás dos espumantes nacionais da Chandon!
A Chandon no Brasil
Em 1973 a renomada casa de Champagne Maison Moët & Chandon inaugura sua filial no Brasil, a vinícola Chandon.
Nesse quase meio século de história, a Chandon despontou como um dos melhores produtores de espumantes nacionais, gozando de grande reconhecimento da crítica especializada e tornando-se uma das marcas favoritas entre os amantes de vinhos.
Desde 1984, a Chandon faz parte do grupo LVMH – Louis Vuitton Moët Hennessy, o maior conglomerado de marcas de luxo do mundo, que inclui nomes como Dom Pérignon, Krug e Veuve Clicquot.
Philippe Mével está à frente da enologia da Chandon há mais de trinta anos, sendo responsável pela elaboração de rótulos de grande prestígio, como o Chandon Excellence Cuvée Prestige Brut, considerado como o melhor espumante das Américas!
O Terroir de Garibaldi
O terroir escolhido para receber os vinhedos da Chandon foi o município de Garibaldi, situado dentro da região vitivinícola do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.
O clima da região é temperado, com dias quentes e noites frescas. Características que permitem a lenta maturação das uvas, refinando seus aromas e garantindo ótimo frescor aos vinhos ali produzidos.
Não é à toa que os espumantes do Vale dos Vinhedos são alguns dos melhores do Brasil.
Além da Chandon, outros produtores expressivos, como a Vinícola Salton e a Vallontano Vinhos Nobres, também contam com vinhedos na região.
A uva Riesling Itálica
Além das tradicionais Pinot Noir e Chardonnay, os espumantes da Chandon levam em seu corte uma uva típica da Serra Gaúcha, a Riesling Itálica.
A uva Riesling Itálica chegou ao Brasil durante as décadas de trinta e quarenta, pelas mãos de imigrantes italianos, adaptando-se muito bem ao terroir da Serra Gaúcha.
Os espumantes elaborados com a Riesling Itálica são frescos e equilibrados, com perlage refinada e abundante. No nariz, revelam aromas cítricos e notas minerais.
Recomendações da DiVinho – Melhores Espumantes Chandon
Chandon Réserve Brut
O Chandon Réserve Brut é um espumante de coloração amarelo pálida com reflexos dourados.
Revela, no nariz, aromas de frutas cítricas, flores e frutas secas, além de delicadas notas de pão fresco. Em boca, é fresco e equilibrado, com boa persistência e perlage refinada.
O Chandon Réserve Brut é um ótimo companheiro para peixes grelhados, sushi, sashimi e ostras frescas. Experimente também com risoto de camarão e fettuccine ao molho de frutos do mar.
Chandon Brut Rosé
O Chandon Brut Rosé é um espumante equilibrado e fresco. Visualmente, apresenta uma belíssima coloração rosada clara.
Revela, no nariz, aromas de frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e acerola, além de um sutil toque de especiarias doces.
Em boca, é cremoso e aveludado, com perlage refinada e abundante.
O Chandon Brut Rosé é perfeito para ocasiões especiais e celebrações, acompanhando queijos frescos ou semimoles, salada caprese e sobremesas de frutas vermelhas.
E você, já provou os espumantes da Chandon?