Aqui, na DiVinho, já indicamos 5 Filmes para Amantes de Vinhos, agora é hora de falarmos sobre documentários.
Confira, nesse artigo, 7 Documentários sobre Vinho, ideais para entreter qualquer enófilo!
Sour Grapes (2016)
Dirigido por Jerry Rothwell e Reuben Atlas, Sour Grapes conta a história de Rudy Kurniawan, o primeiro homem a ser condenado pelo crime de falsificação de vinhos nos Estados Unidos.
Oriundo da Indonésia, Kurniawan ficou famoso nos leilões de vinhos no final da década de noventa por arrematar milhões em rótulos oriundos da Borgonha.
Vendo uma oportunidade no boom do mercado de vinhos raros, Kurniawan começou a comercializar garrafas falsas, através da leiloeira de um amigo, a Acker Merrall & Condit.
Em 2012, o FBI cumpriu um mandato na mansão de Rudy Kurniawan em Los Angeles, onde encontrou as ferramentas para o esquema de falsificação, contando com centenas de garrafas antigas, além de rolhas, rótulos, selos e lacres falsificados.
Rudy Kurniawan foi condenado a dez anos de prisão em 2014, além de ter que pagar US$ 28 milhões de restituição às vítimas e US$ 20 milhões ao fisco americano.
SOMM (2012)
Escrito, dirigido e produzido por Jason Wise, SOMM segue quatro jovens norte-americanos na saga para conquistar o título de Master Sommelier, conquistado por apenas 269 profissionais desde que a prova começou a ser aplicada, em 1969.
O documentário acompanha Ian Cauble, Dustin Wilson, DLynn Proctor e Brian McClintic nas últimas três semanas antes do exame para Master Sommelier, que é considerada a prova com o menor índice de aprovação do mundo.
SOMM: Into the Bottle (2015)
Três anos após SOMM, o diretor Jason Wise, lança um continuação para o documentário, SOMM: Into the Bottle (SOOM: Dentro da Garrafa)
Dessa vez, Jason Wise divide sua obra em dez capítulos, cada um abordando uma parte do trabalho dos sommeliers e viticultores, através da abertura de dez garrafas de vinho diferentes.
Ian Cauble, Dustin Wilson, DLynn Proctor e Brian McClintic retornam em SOMM: Into the Bottle, acompanhados de outras importantes personalidades do mundo do vinho, como Madeline Puckette, criadora do portal Wine Folly, Aubert de Villaine, co-proprietário do Domaine de la Romanée-Conti, e Jean Trimbach, da Maison Trimbach, entre outros.
Mondovino (2014)
Dirigido por Jonathan Nossiter, Mondovino é um documentário colaborativo entre Argentina, França, Itália e Estados Unidos.
Um sommelier de formação, Jonathan Nossiter aborda em seu filme a globalização no mundo do vinho e como ela vem alterando a indústria vitivinícola.
Durante as filmagens, Nossiter visitou produtores de vinhos em Bordeaux, na França, Napa Valley, na Califórnia, Toscana, na Itália, Cafayate, na Argentina, e Pernambuco, no Brasil.
Um Ano na Borgonha (2013)
Escrito e dirigido por David Kennard, Um Ano na Borgonha (A Year in Burgundy) acompanha os bastidores da safra de 2011 na região vitivinícola da Borgonha, na França.
Durante o filme, Kennard visita sete produtores da região, com destaque para Madame Lalou Bize-Leroy, considerada a “Rainha da Borgonha”, à frente do Domaine Leroy, e Aubert de Villaine, co-proprietário do Domaine de la Romanée-Conti.
Um Ano em Champagne (2014)
Após o sucesso de Um Ano na Borgonha, David Kennard retorna aos holofotes com Um Ano em Champagne (A Year in Champagne) fazendo o recorte de um ano na produção do espumante mais famoso do mundo.
Martine Saunier, a primeira mulher a estabelecer uma importadora de vinhos nos Estados Unidos, guia o espectador por seis casas de Champagne, incluindo grandes nomes, como Gosset e Bollinger.
Decanted (2016)
Dirigido por Nicholas Kovacic, Decanted reconstrói a história dos pioneiros viticultores da região de Napa Valley, na Califórnia, responsáveis por reacender a indústria do vinho após a era da Proibição nos Estados Unidos.
Para tecer sua narrativa, Kovacic entrevista produtores e enólogos de Napa Valley, como Heidi Barrett, Aaron Pott, Philippe Melka e Julien Fayard.
E você, já assistiu algum desses documentários?