Touriga Nacional e Touriga Franca são duas uvas que têm nomes parecidos, mas que contam com características distintas.
Descubra, nesse artigo da DiVinho, qual é a diferença entre Touriga Nacional e Touriga Franca!
Touriga Nacional
História da Touriga Nacional
A Touriga Nacional é a mais conhecida entre as duzentas e cinquenta cepas nativas de Portugal.
É uma uva autóctone, originária da região vitivinícola do Dão, mas que hoje é plantada em boa parte do território português, do Alentejo ao Douro.
As referências mais antigas à Touriga Nacional remontam ao século XIX, quando estima-se que cerca de 90% dos vinhedos do Dão eram ocupados por essa variedade.
Entretanto, durante o século XX, observou-se uma preferência pela plantação de outras cepas em Portugal, em virtude do baixo rendimento da Touriga Nacional.
A partir dos anos oitenta, com a valorização da produção de vinhos de qualidade, em detrimento da produção em larga escala, a Touriga Nacional ganhou os holofotes novamente.
Hoje, a Touriga Nacional é considerada como a rainha das uvas de Portugal e a mais nobre entre as castas autóctones portuguesas.
A Uva Touriga Nacional
A Touriga Nacional é uma uva de baixa produtividade e maturação intermediária.
Seus cachos são pequenos e alongados, com bagos arredondados e não uniformes. As cascas tem boa espessura e variam em coloração do azul escuro ao quase negro.
A Touriga Nacional também é conhecida por diversas outras nomenclaturas, como Azal Tinta, Preto de Mortágua, Mortágua Preto, Mortágua, Bical Tinto, Turiga, Touriga, Touriga Fina, Tourigão, Tourigo Antigo e Tourigo do Dão.
O Vinho Touriga Nacional
Os vinhos Touriga Nacional são bastante elegantes e encorpados, contando com alta complexidade, boa concentração de cor, taninos refinados e um ótimo potencial de guarda.
No nariz, o vinho Touriga Nacional revela aromas de frutas negras maduras, como amora, framboesa, mirtilo e ameixa, notas florais, como de violeta, nuances mentoladas, além de toques alecrim e chocolate.
O envelhecimento em carvalho traz à tona nuances de baunilha e toques de especiarias.
Harmonização com Touriga Nacional
Os vinhos elaborados com a uva Touriga Nacional são versáteis, acompanhando bem carnes vermelhas, porco e cordeiro.
Experimente, também, harmonizá-los com queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort.
Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Touriga Nacional
Touriga Franca
História da Touriga Franca
Apesar do que seu nome possa sugerir, a uva Touriga Franca não é originária da França, mas da região vitivinícola do Douro, em Portugal.
Estima-se que a Touriga Franca tenha surgido em meados do século XIX, através de cruzamento natural entre as variedades Touriga Nacional e Mourisco Tinto.
Hoje, além do Douro, a uva Touriga Franca também é cultivada em várias outras regiões de Portugal, como Dão, Trás-os-Montes, Bairrada, Ribatejo, Estremadura e Setúbal.
A Uva Touriga Franca
Com cachos de tamanho médio e bagos de coloração azul escura, a Touriga Franca é uma uva que amadurece cedo e apresenta grande resistência ao ataque de pragas.
A variedade era conhecida por outros nomes, como Touriga Francesa e Tinta Francesa. Mas uma portaria do ano 2000 definiu a nomenclatura oficial como Touriga Franca.
Além de ser utilizada na elaboração de vinhos tintos de corte, conforme a tradição portuguesa, a Touriga Franca também é uma das principais uvas usadas na produção do vinho do Porto.
O Vinho Touriga Franca
Os vinhos Touriga Franca são elegantes, contando com estrutura firme, grande corpo e um ótimo potencial de envelhecimento.
No nariz, o vinho Touriga Franca revela aromas de frutas vermelhas maduras, como amora, além de notas florais, como de rosa e esteva.
Harmonização com Touriga Franca
Os vinhos tintos elaborados com a uva Touriga Franca são ótimos companheiros para carnes vermelhas grelhadas, carnes de caça e cordeiro.
Já para os vinhos do Porto produzidos com Touriga Franca, a sugestão de harmonização é com sobremesas à base de chocolate e tábuas de frios e queijos.
Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Touriga Franca
Seja qual for a sua preferência, você encontra os melhores vinhos Touriga Nacional e Touriga Franca na DiVinho! E você, já sabia a diferença entre as uvas?