Apostamos que você já conhece a Pinot Noir, afinal ela é uma das mais importantes uvas tintas do mundo!
Mas, você já ouviu falar da Pinot Meunier?
Descubra, nesse artigo da DiVinho, qual é a diferença entre as uvas Pinot Noir e Pinot Meunier!
Pinot Noir
História da Pinot Noir
A Pinot Noir é uma das uvas mais antigas, sendo cultivada desde a época do Império Romano!
A variedade é originária da região vitivinícola da Borgonha, na França, onde é a uva tinta mais importante e expressiva, dando origem a alguns dos melhores vinhos tintos do mundo, como o La Romanée Grand Cru, entre muitos outros.
Além de ser utilizada na elaboração de ótimos vinhos tintos e rosés, a uva Pinot Noir também faz parte do corte de um dos espumantes mais famosos do mundo, o Champagne, ao lado da Chardonnay e da Pinot Meunier.
Hoje, a Pinot Noir é uma das uvas tintas mais cultivadas em todo o globo, sendo encontrada em países do Velho Mundo, como França e Itália, e do Novo Mundo, como Argentina, Chile, Uruguai, Argentina, Brasil e Estados Unidos.
A Uva Pinot Noir
A Pinot Noir é uma uva de casca fina, característica que faz com que seus vinhos apresentem uma coloração mais clara, quando comparados às outras variedades tintas, além de contarem com menos taninos.
Uma casta que amadurece cedo, a Pinot Noir é bastante suscetível ao ataque de pragas e a podridão, exigindo grandes cuidados durante todo o processo de cultivo e vinificação.
A Pinot Noir também é responsável por dar origem à mais conhecida uva da África do Sul, a Pinotage, criada em 1925, pelo ampelógrafo Abraham Izak Perold, através de cruzamento com Hermitage (Cinsault).
O Vinho Pinot Noir
Uma característica marcante dos vinhos Pinot Noir é sua grande intensidade aromática, onde destacam-se notas de frutas vermelhas, como amora, cereja e framboesa, aromas florais, nuances herbáceas, além de toques de especiarias.
Em boca, o vinho Pinot Noir é elegante, contando com boa acidez e pouca presença tânica.
Harmonização com Pinot Noir
Os vinhos Pinot Noir são muito versáteis, acompanhando bem tanto carnes vermelhas, quanto aves e peixes, como atum e salmão.
Experimente, também, harmonizar o vinho Pinot Noir com risotos, massas e queijos macios, como o Brie e o Camembert.
Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Pinot Noir
Pinot Meunier
História da Pinot Meunier
A uva Pinot Meunier é originária da região vitivinícola de Champagne, na França. Registros demonstram que ela já era cultivada durante o século XVI.
Em sua terra natal, a Pinot Meunier também é cultivada no Vale do Loire, dentro das A.O.C. (Apelações de Origem Controlada) de Orléans e Touraine, Côtes de Toul, Moselle e Aisne.
Outros países que contam com vinhedos de Pinot Meunier incluem Alemanha, Áustria, Suíça, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
A Uva Pinot Meunier
A Pinot Meunier é uma das uvas tintas mais cultivadas na França.
Esse fato pode gerar surpresa, pois seu nome não é muito conhecido entre os enófilos, mas ela faz parte do corte do Champagne, ao lado das castas Chardonnay e Pinot Noir.
Uma prima das uvas Pinot Noir e Pinot Grigio, a Pinot Meunier também é conhecida pelos nomes Meunier, Schwarzriesling e Müllerrebe.
A Pinot Meunier é uma uva que demora a nascer, mas amadurece cedo, característica que faz a variedade apresentar boa resistência a pragas e doenças.
O Vinho Pinot Meunier
Os vinhos Pinot Meunier são frescos, com um ótimo equilíbrio entre a acidez e o teor alcoólico. No nariz, revelam um bouquet aromático delicado, onde destacam-se notas frutadas.
Harmonização com Pinot Meunier
Apesar da Pinot Meunier ser utilizada na elaboração de vinhos tintos e rosés, esses rótulos quase nunca chegam à América do Sul, sendo mais fácil encontrar a variedade no corte do Champagne.
O Champagne é ótimo como aperitivo, sendo o vinho espumante mais indicado para ocasiões especiais e celebrações.
Saladas e sobremesas à base de frutas também são ótimos companheiros para uma boa taça de Champagne!
Recomendações da DiVinho – Melhores Champagnes Pinot Meunier
Seja qual for a sua preferência, você encontra os melhores vinhos Pinot Noir e Pinot Meunier na DiVinho! E você, já sabia a diferença entre as uvas?