Todo enófilo já teve que lidar com as temidas manchas de vinho, principalmente de vinho tinto, em tecidos e outras superfícies.
Pensando nisso, nós, da DiVinho, preparamos esse artigo ensinando como tirar mancha de vinho, confira!
Como Tirar Manchas de Vinho de Roupas e Tecidos?
Camisa branca, toalha de mesa, pano de prato, que enófilo nunca derramou um pouco de vinho em um desses itens?
Realmente, é uma situação delicada, mas não se desespere, é possível tirar manchas de vinho tinto de roupas e tecidos sem estragar os itens.
Para remover a mancha de vinho, é importante não deixar ela secar. Para isso, retire o excesso de vinho com um papel-toalha. Em seguida, coloque a peça de molho em uma mistura de água morna e sabão ou detergente neutro.
Agora, se estiver em um evento e não puder retirar a peça, vá ao banheiro e cubra a mancha com um pouco de água e sabonete líquido, para evitar que a área seque. Quando chegar em casa realize a lavagem normalmente.
E se a mancha não saiu após a lavagem? Existem alternativas, como tira-manchas específicos para roupas e tecidos.
Cheque as indicações antes de usar esses produtos, pois eles podem desbotar roupas coloridas. Dê preferência para alvejantes sem cloro.
Para panos de prato e guardanapos de tecido, você pode usar água oxigenada ou água sanitária, que tem um poder maior de limpeza.
Mas, atenção, esse método não é recomendado para roupas, pois pode danificar o tecido.
Como Tirar Manchas de Vinho de Tapetes e Carpetes?
Tapetes e carpetes são outras superfícies onde as manchas de vinho tinto são bastante comuns.
O processo para retirar manchas dessas superfícies é um pouco diferente do que de roupas e tecidos, já que esses itens costumam ser difíceis de lavar.
O primeiro passo é tratar a mancha o quanto antes, mas ao invés de retirar o excesso do líquido com papel-toalha, coloque um pouco de sal de cozinha sobre a área afetada.
O sal irá absorver o vinho, evitando que ele penetre na superfície. Retire o excesso de sal com a ajuda de um aspirador.
Se a mancha ainda persistir, utilize um papel toalha levemente umedecido com um pouco de água morna e detergente neutro.
Pressione o papel toalha delicadamente sobre a área afetada. Nunca esfregue a mancha, pois isso pode fazer com que ela se impregne no tecido.
Existem no mercado tira-manchas específicos para carpetes e tapetes, mas antes de utilizá-los faça um teste em um pequena área escondida para avaliar como o produto reage com a superfície.
Como Tirar Manchas de Vinhos de Pisos e Bancadas?
Pisos e bancadas de pedra na cozinha também são comumente afetados por manchas de vinho tinto.
Para retirar a mancha dessas superfícies, a melhor opção é limpar imediatamente, com um pano embebido em uma solução de água morna e detergente ou sabão líquido.
Essa operação costuma ser o suficiente para limpar a maior parte das manchas de pisos e bancadas, mas se a marca persistir, você pode utilizar a parte mais áspera da esponja de cozinha ou uma escovinha de cerdas macias.
Nunca utilize soluções ou produtos corrosivos, como o suco de limão, pois essas substâncias podem remover o acabamento de pisos e bancadas.
Dicas para Tirar Manchas de Vinhos
1 – Limpe na Hora
Para evitar que a mancha de vinho se impregne no tecido ou nas superfícies, a melhor coisa a fazer é tentar limpar sempre na hora.
Quanto antes você tratar a região afetada, maiores são as chances que a mancha consiga ser eliminada completamente.
2 -Não Esfregue a Mancha
Esse é um ponto que pode parecer contraprodutivo, mas procure não esfregar uma mancha de vinho.
O movimento de esfregar faz que a bebida se impregne na superfície, principalmente nas fibras de tecidos, dificultando a remoção.
3 – Utilize Acessórios para Evitar Manchas
Agora, a melhor maneira de evitar manchas de vinho é tomando cuidado e fazendo uso de acessórios para vinho, como o corta-gotas e o salva-gotas.
O corta-gotas é um acessório para ser colocado na parte interna do gargalo da garrafa de vinho, facilitando o ato de servir a bebida e evitando acidentes.
Existem modelos descartáveis, feitos de acetato ou papel cartão revestido com cobertura metálica, assim como, corta-gotas profissionais, produzidos em aço inox.
Já o salva-gotas é um anel de aço inox que deve ser colocado na parte externa do gargalo da garrafa de vinho.
Ele age evitando que gotas de vinho escorram pela garrafa, preservando o rótulo e evitando acidentes.
E você, gostou dessas dicas de como tirar manchas de vinho?