Sabe aquela dúvida que surge na hora de combinar vinho e peixe? Entenda, aqui, como montar uma refeição completa e harmônica.
Quem nunca ficou na dúvida sobre a melhor maneira de harmonizar vinho e peixe? O objetivo de combinar o tipo de vinho, com o prato escolhido, é garantir que os sabores sejam valorizados durante a refeição, garantindo uma experiência gastronômica única.
Pensando nisso, preparamos este artigo com as melhores dicas de como harmonizar peixes e vinhos, confira!
Como Harmonizar Vinho e Peixes
Pratos preparados com peixes e frutos do mar são populares e adorados na culinária brasileira. Por aqui, cada região tem suas peculiaridades quando o assunto são as receitas que mais combinam.
Mas como harmonizar um peixe de água doce com vinho? Ou como fazer combinação com aquele prato de frutos do mar que todo mundo ama? É uma dúvida válida mesmo, principalmente porque um errinho pode estragar toda a combinação.
Você já deve ter ouvido falar que vinhos brancos são ideais para harmonizar peixes e frutos do mar.
Realmente, os rótulos brancos combinam bem com esse tipo de prato, mas não são os únicos. Vinhos tintos leves, vinho rosés e espumantes também são ótimos parceiros para peixes e frutos do mar.
Para aprender como harmonizar vinhos com peixes e frutos do mar, contamos com a ajuda do chef Sergio França do Restaurante Des Cucina em São Paulo.
O chef Sergio França conta com uma experiência de mais de trinta anos de profissão, em renomados restaurantes como La Vecchia Cucina, Due Cuochi, Italy e Brasserie des Arts.
Quando for harmonizar um vinho com pratos à base de peixes o melhor é se guiar pelo tipo de peixe. Por isso, vamos abordar separadamente os tipos mais comuns. Acompanhe!
Salmão
O salmão é um peixe sofisticado e de sabor marcante, originário das águas frias da Europa e da Ásia.
Destaca-se por sua bela coloração rosada, harmonizando bem com vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay.
Atum
O atum é outro peixe bastante sofisticado e saboroso, tradicionalmente servido selado ou cru em pratos da culinária japonesa, como sushi e sashimi, ou em entradas, como o tartar.
Vinhos brancos produzidos com a uva Pinot Grigio são uma boa sugestão para harmonizar com o atum.
Bacalhau
O bacalhau é um dos peixes mais tradicionais de Portugal.
Para acompanhar esse verdadeiro ícone da culinária lusitana a melhor recomendação são os vinhos portugueses, principalmente aqueles produzidos na região dos Vinhos Verdes.
Linguado e Namorado, vinho e peixe na melhor combinação
O linguado e o namorado são dois peixes brancos bastante populares no Brasil, sendo encontrados em boa parte da costa do país.
Leves, delicados e com pouca gordura, são os companheiros ideais para vinho brancos produzidos com a uva Sauvignon Blanc.
E os frutos do mar, qual vinho escolher?
Frutos do mar, como camarão, lagosta, polvo e lula, entre outros, são iguarias bastante apreciadas.
Quando bem preparados, dão origem a ótimas entradas e pratos principais deliciosos. Apesar de parecidos, cada tipo de fruto do mar exige um cuidado específico na harmonização.
Camarão e Lagosta
O camarão e a lagosta são dois crustáceos de carne macia, com sabor ao mesmo tempo suave e marcante.
Pratos à base de camarão e a lagosta harmonizam bem com vinhos brancos produzidos com a uva Riesling.
Polvo e Lula
Moluscos, como o polvo e lula, são bastante utilizados em pratos da culinária mediterrânea.
Pratos a base de polvo e lula funcionam bem com vinhos rosés aromáticos
E você, gostou dessas dicas de como harmonizar peixes e vinhos?