Se você é um amante da cultura francesa, já deve ter ouvido falar do Boeuf Bourguignon, um dos pratos mais tradicionais da culinária do país.
Aprenda, neste artigo da DiVinho, como preparar a receita do Boeuf Bourguignon e a melhor maneira de harmonizá-lo com vinho!
O Que é Boeuf Bourguignon?
O Boeuf Bourguignon, Bife Borgonhesa em uma tradução direta para o português, é um prato típico da culinária francesa.
Como o próprio nome indica, o Boeuf Bourguignon é originário da região da Borgonha, no centro-leste da França.
O prato consiste em cubos de carne, marinados em vinho tinto, com cenoura, salsão, cogumelos champignon e échalotes, um tipo de cebola francesa.
O longo tempo de cozimento faz os cubos de carne ficarem extremamente macios e saborosos.
Não é à toa que o Boeuf Bourguignon é um dos pratos favoritos de Julia Child, que o descreve em seu famoso livro, A Arte da Culinária Francesa, como: “certamente um dos pratos mais deliciosos inventados pelo homem”.
Qual é a Origem do Boeuf Bourguignon?
O Boeuf Bourguignon é originário da região da Borgonha, na França.
Estima-se que o prato tenha surgido durante a Idade Média, como uma opção de refeição para os camponeses franceses, que utilizavam cortes menos nobres do boi e restos de vinho tinto.
Com o passar do tempo o prato foi evoluindo, chegando aos requintados bistrôs de Paris, onde eram utilizados cortes de melhor qualidade e vinhos mais requintados, como os clássicos Pinot Noir da Borgonha.
Entretanto, apesar de ser uma iguaria tradicional, a primeira receita oficial de Boeuf Bourguignon foi publicada somente em 1903, pelo chef Auguste Escoffier, conhecido como o “avô da clássica cozinha francesa”.
Não demorou muito para que a receita de Escoffier fosse adotada nos restaurantes dos melhores e mais luxuosos hotéis de Paris, como o Ritz e o Savoy.
De lá para cá, o Boeuf Bourguignon explodiu uma popularidade, sendo considerado, hoje, um verdadeiro clássico da alta cozinha francesa.
Como Preparar o Boeuf Bourguignon
Ingredientes
- 1 kg de alcatra
- 150 gramas de bacon
- 200 gramas de cogumelos champignon frescos
- 50 gramas de manteiga
- 750 ml de vinho tinto
- 2 cenouras
- 1 cebola grande
- 20 échalotes ou cebolas pérola
- 3 dentes de alho
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 talo de salsão
- 2 folhas de louro
- ramos de alecrim e tomilho
- azeite de oliva a gosto
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Corte o alcatra em cubos de tamanho médio. Em uma tigela grande, coloque os cubos de alcatra, as folhas de louro, os ramos de tomilho e alecrim, e regue com o vinho tinto.
Leve a geladeira e deixe a carne marinando no molho por no mínimo doze horas.
Descasque a cebola grande e corte-a em pedaços pequenos. Descasque o alho e corte-o em pedaços pequenos. Descasque a cenoura e corte-a em formato de meia-lua. Lave o salsão, retire os talos e corte-o em fatias grossas. Descasque as échalotes. Pique o bacon em pedaços pequenos. Lave os cogumelos e corte-os ao meio. Reserve.
Retire os cubos de alcatra da marinada e passe por uma peneira grande, para retirar o excesso de líquido. Tempere a carne com o sal e a pimenta-do-reino. Reserve o restante do caldo da marinada.
Em uma panela pequena, aqueça a manteiga e doure as échalotes. Cubra com água e deixe cozinhar por cerca de quinze minutos, até que estejam macias. Reserve.
Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva, refogue a cebola e o alho picados, acrescente os cubos de carne e deixe dourar. Retire os cubos de carne e reserve.
Na mesma panela que foram dourados os cubos de carne, frite os pedaços de bacon e reserve.
Coloque, aos poucos, o líquido da marinada até que os queimadinhos do fundo da panela comecem a soltar. Dissolva o tablete de caldo de carne nesse líquido.
Acrescente na panela a cenoura e o salsão picados, e retorne os cubos de carne dourados. Acrescente o líquido da marinada até cobrir a carne. Deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada, por um hora e quinze minutos.
Passado esse tempo de cozimento, abra a panela e acrescente as échalotes e os champignons. Deixe cozinhar por mais cinco minutos.
Retire a panela do fogo e prove o caldo, se necessário acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino. Acrescente os cubos de bacon e sirva o Boeuf Bourguignon em seguida.
Como Harmonizar o Boeuf Bourguignon?
Para acompanhar a receita de Boeuf Bourguignon nada melhor do que um vinho oriundo da mesma região, a Borgonha!
Os vinhos tintos da Borgonha, apesar de não tão conhecidos como os rótulos de Bordeaux, não deixam nada a desejar quando o assunto é qualidade.
Elaborados com a uva Pinot Noir, os vinhos tintos da Borgonha são elegantes, gozando de grande estrutura, sendo ideais para harmonizar com os sabores intensos do Boeuf Bourguignon.
Recomendação da DiVinho – Melhores Vinhos da Borgonha
E você, já provou o Boeuf Bourguignon?