Laura Catena representa a quarta geração da família Catena Zapata, contando, também, com um projeto pessoal: Luca.
Adriana Gomes, Embaixadora Global da Luca, concedeu uma entrevista exclusiva para a DiVinho, falando dos vinhos de Laura Catena, como Luca Old Vine Malbec e Luca Syrah, não deixe de conferir!
Luca é um projeto de Laura Catena, da família Catena Zapata. Qual foi a inspiração de Laura para dar início à esta empreitada?
Laura Catena trabalha como Diretora Geral da Catena Zapata, vinícola fundada por Nicola Catena.
Desde 1999, Laura também conta com um projeto pessoal, a linha de vinhos Luca.
Neste ano, a Argentina começou a exportar vinhos, principalmente Malbec, para o restante do mundo.
Nesse cenário, Laura quis lançar uma marca própria de vinhedos de alta gama. Como seu filho havia recém nascido, ele deu o seu nome ao projeto, Luca.
E assim surgiu Luca, com o objetivo de mostrar, ao mundo não somente o Malbec argentino, mas também outras variedades de uvas, como Chardonnay, Pinot Noir e Syrah.
Jay Miller, do portal Wine Advocate, declarou, em 2010, que “Luca é a marca que mostra o melhor do melhor, além de vinhos Malbec.”
Os vinhedos estão localizados na renomada região de Mendoza, na Argentina. Como foi feita a seleção dos vinhedos?
Todos os vinhos da Luca são oriundos de Mendoza, no Vale do Uco, dentro do departamento de Tupungato, nos distritos de Gualtallary, La Consulta e San Carlos.
Os vinhedos foram selecionados por Laura Catena, em conjunto com o enólogo Luis Reginato.
Eles buscavam vinhedos antigos, que têm rendimentos mais baixos, o que proporciona uma maior concentração às uvas, tanto na acidez, quanto na coloração.
Eles trataram com famílias de viticultores, que tinham vinhedos muito antigos, como o Vinhedo Rosas, onde é cultivada a uva Malbec, que hoje tem cem anos de idade.
Já Chardonnay e Pinot Noir são oriundas dos vinhedos da família Catena Zapata, sendo os primeiros vinhos Single Vineyards da Argentina.
O Vinho Luca Old Vine Malbec é um dos ícones do projeto. Como é produzido esse grande rótulo?
O Vinho Luca Old Vine Malbec, como o próprio nome indica, é oriundos de vinhedos antigos, com mais de cinquenta anos de idade.
Este vinho goza de ótimas pontuações da crítica especializada.
O Vinho Luca Old Vine Malbec 2018, por exemplo, ocupou o posto de quarto melhor vinho do Top 100 da revista Wine Enthusiast.
Já na safra de 2019, foi o primeiro vinho sul-americano a aparecer no Top 100 da Wine Spectator.
O vinho estagia por doze meses em barricas de carvalho francês, novas e de segundo uso, valorizando a uva Malbec, que é oriunda de vinhedos familiares, no Vale do Uco.
Luca Chardonnay G Lot e Luca Pinot Noir G Lot são oriundos do mesmo vinhedo. Fale um pouco desses vinhos.
Os Vinhos Luca Chardonnay G Lot e Luca Pinot Noir G Lot apresentam em seu rótulo um selo “G Lot” que indica sua região de origem, Gualtallary, dentro do departamento de Tupungato, no Vale do Uco.
Esse vinhedo está localizado a quase mil e quinhentos metros de altitude, onde o clima é bastante frio, o que proporciona uma acidez refrescante aos vinhedos.
Os vinhos Luca Chardonnay G Lot e Luca Pinot Noir G Lot também contam com bastante mineralidade, por conta do solo calcário do vinhedo, que é composto por fósseis marinhos, de milhões de anos de idade..
São rótulos frutados, contando com bom corpo e grande elegância.
O Vinho Luca Syrah ostenta em seu rótulo Double Select, o que isso significa?
O Vinho Luca Syrah é o único que vinho da Luca que tem no seu rótulo o nome do viticultor, Laborde, além de constar “Double Select”, porque é uma seleção especial de clones da uva Syrah, do Vale do Rhône, na França.
Luis Laborde é um viticultor muito conhecido em Mendoza, que trouxe seleção de clones de Syrah do Vale do Rhône, para o INTA (Instituto Mendoza), onde é feita uma segunda seleção, para, então, plantá-las no seu vinhedo, em La Consulta.
Dessa maneira, o Vinho Luca Syrah representa o melhor da uva Syrah, combinando o Velho Mundo e o Novo Mundo.
É um Syrah maravilhoso, muito concentrado, com notas defumadas e de especiarias. Na hora da harmonização, combina bem com cordeiro e carne de porco.
Você encontra os melhores vinhos da Luca na DiVinho! E você, já provou os rótulos de Laura Catena?