Já faz algum tempo que o mercado brasileiro encontra-se em uma trajetória de rápida expansão. Mas, nos últimos dois anos o crescimento foi ainda maior, alcançando quase 30%!
Pensando nisso, a DiVinho preparou esse artigo analisando cinco razões para o crescimento do mercado brasileiro de vinhos, confira!
Mercado Brasileiro de Vinhos Cresce 28%
Já abordamos como a pandemia de Covid-19, o Coronavírus, contribui para o aumento do consumo de vinho entre os brasileiros no ano de 2020, mas agora, em 2021, notamos que essa tendência de crescimento veio para ficar.
Segundo dados da IWSR Drinks Market Analysis, o consumo de vinhos no Brasil aumentou 28%, enquanto o mercado mundial sofreu uma retração de 6,5%.
Por que o consumo de vinho do Brasil aumentou, enquanto importantes mercados, como a China e o Canadá, sofrem com a diminuição nas vendas?
É o que abordaremos a seguir, analisando cinco razões para o crescimento do mercado brasileiro de vinhos no último ano.
Expansão do Número de Consumidores
O número de consumidores de vinho no Brasil está em expansão, é o que demonstram os dados recolhidos pela Wine Intelligence na última década.
Em 2010, 22 milhões de brasileiros declararam consumir vinho ao menos uma vez por mês. Em 2020, esse número quase dobrou, passando para 39 milhões.
E o mercado de vinhos no Brasil ainda tem espaço para crescer ainda mais. O vinho representa apenas 3,4% das bebidas alcoólicas consumidas no país, enquanto a cerveja é responsável por 61% do consumo.
Crescimento das Vendas On-line
Os brasileiros dominam a internet, já somos o terceiro país com o maior número de usuários no Facebook, mais de 130 milhões, e o quarto no Instagram, quase 100 milhões.
Além disso, o Brasil também é um dos países que mais abraçou o comércio on-line, principalmente durante a pandemia.
Hoje, mais de ¼ dos consumidores brasileiros de vinhos adquirem a bebida por meio de lojas virtuais.
Isso representa um total de mais de 10 milhões de consumidores, o que faz do Brasil o terceiro maior mercado virtual de vinhos do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Fortalecimento do Comércio Varejista
O comércio varejista brasileiro está cada vez mais investindo no vinho. Isso pode ser observado não apenas nos empórios e lojas especializadas em bebidas alcoólicas, mas nas grandes redes de supermercados.
Se antes os vinhos ocupavam um pequeno espaço nas prateleiras, hoje é possível encontrar áreas inteiramente dedicadas à bebida nos supermercados.
Além disso, as grandes redes varejistas estão apostando em promoções para atrair o consumidor, como, por exemplo, oferecer 50% de desconto na segunda garrafa de vinho adquirida.
Novidades no Mercado
Os consumidores brasileiros estão abertos à novidades no mercado de vinhos.
O relatório Brazil Wine Landscapes 2021, aponta que 70% dos consumidores brasileiros estão dispostos a explorar novidades.
Seja através da descoberta de vinhos oriundos de países ou regiões vitícolas ainda pouco exploradas, lançamentos de novos rótulos de vinícolas já conhecidas, ou até mesmo na forma de novas embalagens, como a bag-in-box.
Diminuição das Oportunidades de Viagem
Outro fator que contribui para o crescimento do mercado brasileiro de vinhos é a diminuição das oportunidades de viagens, em decorrência da pandemia de Covid-19.
Mesmo em 2021, muitos países ainda aplicam fortes restrições para a entrada de estrangeiros, o que faz com que consumidores que iriam gastar seu dinheiro fora do Brasil, busquem alternativas dentro do país, em restaurantes e hotéis locais.
Por conta disso, também observou-se um aumento do ticket-médio em supermercados, empórios e lojas especializadas em vinho, pois os consumidores estão adquirindo mais garrafas da bebida para apreciar em casa.
E você, aumentou seu consumo de vinho nos últimos tempos?