Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon são duas uvas bastante conhecidas entre os amantes de vinhos, mas apesar dos nomes parecidos, essas variedades têm características distintas.
Descubra, nesse artigo da DiVinho, qual é a diferença entre Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.
Cabernet Franc
História da Cabernet Franc
Apesar de ser conhecida com uma cepa francesa, sendo cultivada na região do Vale do Loire desde o século XVII e em Bordeaux desde o século XVIII, estudos genéticos recentes apontam que a Cabernet Franc tem sua origem no País Basco, tendo uma relação com as variedades Morenoa e Hondarribi Beltza.
Mais precisamente, a Cabernet Franc seria originária dos Pyrénées espanhóis, uma cordilheira no sudoeste da Europa, entre a França e a Espanha.
Acredita-se que a uva Cabernet Franc chegou à França pelas mãos de peregrinos que voltavam de Santiago de Compostela.
A Uva Cabernet Franc
A Cabernet Franc é uma uva vigorosa, que floresce e amadurece cedo, cerca de uma semana antes da Cabernet Sauvignon
Com cachos de tamanho médio e bagos de tamanho pequeno e arredondados, a Cabernet Franc é pouco suscetível às doenças que atacam as videiras.
O Vinho Cabernet Franc
Os Vinhos Cabernet Franc são elegantes, contando com bom frescor, textura macia e médio corpo.
No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas e negras, como framboesa e groselha, notas minerais, nuances vegetais, como de pimentão, além de toques de especiarias.
Harmonização com Cabernet Franc
O vinho Cabernet Franc é um ótimo companheiro para carnes vermelhas, carnes de caça, cordeiro e javali.
Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Cabernet Franc
Cabernet Sauvignon
História da Cabernet Sauvignon
A uva Cabernet Sauvignon é originária da região vitivinícola de Bordeaux, no sudoeste da França.
Não se sabe ao certo quando ela começou a ser cultivada nos vinhedos franceses, mas é possível encontrar menções a vinhos produzidos com essa variedade ainda no século XVII.
A Cabernet Sauvignon nasceu do cruzamento de duas variedades, a uva tinta Cabernet Franc e a uva branca Sauvignon Blanc, tomando, também, seu nome da junção dessas castas.
Hoje, a Cabernet Sauvignon é a variedade tinta mais famosa e cultivada no mundo, sendo conhecida como a rainha das uvas tintas.
A Uva Cabernet Sauvignon
Assim como a Cabernet Franc, a Cabernet Sauvignon é uma uva vigorosa e pouco suscetível às doenças que atacam as videiras.
Quando comparada à Cabernet Franc, a uva Cabernet Sauvignon apresenta casca mais grossa, o que faz com seus vinhos apresentem maior acidez e intensidade de aromas.
O Vinho Cabernet Sauvignon
É possível encontrar no mercado vinhos Cabernet Sauvignon de diversos estilos, desde rótulos mais leves, com médio corpo, ideais para o dia a dia, até exemplares mais encorpados, que apresentam um grande potencial de envelhecimento.
No nariz, o vinho Cabernet Sauvignon revela aromas de frutas vermelhas e negras, notas de especiarias, como pimenta-preta, nuances herbáceas e vegetais, como de pimentão, além de toques mentolados e de alcaçuz.
O envelhecimento em carvalho traz a tona notas de grafite, cedro e tabaco
Harmonização com Cabernet Sauvignon
O vinho Cabernet Sauvignon é bastante versátil, acompanhando bem carnes vermelhas, carnes de caça, massas, pizzas e hamburguers.
Experimente, também, harmonizar a uva Cabernet Sauvignon com queijos maduros, como Gouda e Gruyère.
Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Cabernet Sauvignon
Seja qual for a sua preferência, você encontra os melhores vinhos Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon na DiVinho! E você, já sabia a diferença entre as uvas?