Chardonnay e Sauvignon Blanc são duas das mais importantes uvas brancas do mundo, mas você sabe qual é a diferença entre elas?
Descubra, nesse artigo da DiVinho, qual é a diferença entre Chardonnay e Sauvignon Blanc!
Chardonnay
História da Chardonnay
A Chardonnay é originária da região vitivinícola da Borgonha, no centro-leste da França. É a variedade branca mais famosa e cultivada no mundo, sendo conhecida como a rainha das uvas brancas.
Em sua terra natal, na Borgonha, a Chardonnay é responsável por dar origem a alguns dos melhores vinhos brancos do mundo, como Chablis e Bourgogne Chardonnay.
A uva Chardonnay também é uma das principais uvas utilizadas na elaboração do Champagne, o renomado espumante francês, ao lado da Pinot Noir e da Pinot Meunier.
Hoje, a Chardonnay é cultivada em praticamente todos os países do Novo Mundo, com destaque para os Estados Unidos, Chile, Argentina, Austrália, Israel, Nova Zelândia e Brasil.
A Uva Chardonnay
A Chardonnay é uma uva vigorosa, que se adapta bem a diferentes climas e solos. Para garantir a boa acidez de seus vinhos, a variedade deve ser colhida assim que amadurece.
Com cachos e bagos de tamanho pequeno, a Chardonnay é uma casta que beneficia-se da fermentação e envelhecimento em barris de carvalho.
O Vinho Chardonnay
Os vinhos Chardonnay podem ter os mais variados estilos, desde rótulos leves e neutros, até exemplares mais encorpados e longevos.
No nariz, o vinho Chardonnay é muito aromático, revelando notas florais, aromas de frutas cítricas, além de nuances amanteigadas e amadeiradas.
Harmonização com Chardonnay
O vinho Chardonnay é muito versátil, acompanhando saladas, aves, peixes e frutos do mar.
Experimente, também, harmonizar a uva Chardonnay com queijos de média maturação, como o Gruyère e o Emmental.
Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Chardonnay
Sauvignon Blanc
História da Sauvignon Blanc
A uva Sauvignon Blanc é originária da região vitivinícola do Vale do Loire, na França. É a terceira variedade branca mais cultivada no país, ficando atrás da Chardonnay e da Sémillon.
A casta chegou ao Novo Mundo no século XIX, sendo cultivada, hoje, em países como Estados Unidos, Chile, Argentina, Austrália, África do Sul e Brasil.
A Sauvignon Blanc é responsável por dar origem a Cabernet Sauvignon, uma das mais importantes uvas tintas do mundo, graças a um cruzamento natural com a Cabernet Franc.
Além disso, a Sauvignon Blanc também é uma das variedades utilizadas na elaboração do Sauternes, um renomado vinho de sobremesa da região de Bordeaux.
A Uva Sauvignon Blanc
A Sauvignon Blanc é uma uva vigorosa, que amadurece cedo, adaptando-se bem a climas frios, como na região do Vale do Loire, sua terra natal.
Com cachos e bagos pequenos, a Sauvignon Blanc é suscetível à podridão cinzenta e ao oídio.
O Vinho Sauvignon Blanc
A Sauvignon Blanc é uma uva muito versátil, dando origem tanto a vinhos jovens e aromáticos, quanto a rótulos mais intensos e expressivos, quando é empregado o envelhecimento em carvalho.
No nariz, o vinho Sauvignon Blanc revela notas de frutas cítricas e de frutas brancas, como maçã-verde e pêssego, nuances herbáceas, notas minerais, além de toques de aspargos e ervas frescas.
Harmonização com Sauvignon Blanc
O vinho Sauvignon Blanc harmoniza bem com saladas, peixes e frutos do mar, além de pratos da culinária japonesa, como sushi, sashimi e tempurá.
Experimente, também, combinar a uva Sauvignon Blanc com queijos frescos, como Mussarela de Búfala, Cottage, Feta e Ricota.
Recomendações da DiVinho – Melhores Vinhos Sauvignon Blanc
Seja qual for a sua preferência, você encontra os melhores vinhos Chardonnay e Sauvignon Blanc na DiVinho! E você, já sabia a diferença entre as uvas?