O casamento é um dos marcos mais importantes da vida adulta, representando o amor e o companheirismo, através da união de dois indivíduos.
Entretanto, planejar um casamento exige muita organização, em um processo que pode durar meses e até mesmo anos.
Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo para te ajudar em um ponto muito importante do planejamento do casamento, o vinho!
Vamos abordar como calcular a quantidade ideal de vinhos para o casamento e quais tipos de vinhos devem ser servidos em cada etapa do jantar, não deixe de conferir!
Como Calcular a Quantidade de Vinhos para o Casamento?
Calcular a quantidade ideal de garrafas de vinho para servir em um casamento nem sempre é uma tarefa fácil, mas, seguindo algumas dicas simples, você verá que também não é um bicho de sete cabeças.
O primeiro, e mais importante ponto, a se levar em conta para calcular a quantidade de vinho é o número de convidados.
Em média, calcula-se uma garrafa de vinho para cada três convidados.
Mas isso pode mudar se forem servidas outras bebidas alcoólicas no jantar, como cerveja, uísque e drinks. Aí a conta é de uma garrafa de vinho para cada seis convidados.
Se a cerimônia contar com crianças e adolescentes menores de dezoito anos, você pode tirá-los da conta, afinal eles não vão consumir bebidas alcoólicas.
A estação do ano em que o casamento irá acontecer também afeta a quantidade ideal de garrafas de vinhos.
Na primavera e no verão invista em uma quantidade maior de garrafas de espumantes, vinhos brancos e vinhos rosés.
Já no outono e no inverno, o vinho tinto é que deve ser comprado em maior quantidade.
Quais Vinhos Servir no Casamento?
Para a Hora do Brinde
Um dos momentos mais esperados do casamento é o brinde dos noivos, onde o casal recém casado e as famílias recebem os convidados e agradecem a presença de todos.
Tradicionalmente, o brinde é realizado logo antes do jantar ser servido, no início da festa de casamento.
Para a hora do brinde, não tem outra opção melhor de vinho do que o Champagne, o espumante mais famoso do mundo, que convida à celebração e ao deleite.
Servido em uma taça longa e estreita, o Champanhe é ideal para fazer o famoso tim-tim!
Para os Aperitivos
Na festa de casamento, após o brinde do casal começam a ser servidos os aperitivos, como canapés, queijos e frios.
Para harmonizar com os aperitivos, o Champagne pode continuar sendo servido, mas se você procura uma opção mais econômica, aposte nos espumantes nacionais, que contam com excelente qualidade em sua faixa de preço.
Para a Salada
Após os aperitivos, o próximo prato a ser servido é a salada, que prepara o paladar para o prato principal.
Na hora de harmonizar a salada, aposte nos vinhos rosés, que acompanham bem as mais diversas combinações de folhas e legumes.
Para o Prato Principal
Depois da salada, é finalmente a hora do prato principal.
Para escolher o tipo de vinho que acompanha o prato principal é preciso levar em conta a carne que será servida.
Se o prato principal for composto por um peixe, a melhor opção de harmonização são os vinhos brancos, como os elaborados com a aromática uva Sauvignon Blanc.
Para um prato principal onde aves, como o frango, são o principal ingrediente, aposte em vinhos brancos mais estruturados, como os elaborados com a uva Chardonnay.
Já se a carne vermelha é o prato principal, um vinho tinto elaborado com a tradicional uva Cabernet Sauvignon é a melhor aposta.
Para a Sobremesa
Por fim, após o prato principal, chega a hora de cortar o bolo e servir a sobremesa, um momento muito esperado pelos convidados.
Aqui, a melhor opção são os vinhos de sobremesa, que, como o próprio indicada, são ideais para harmonizar com essas iguarias doces.
Se o bolo tem a base de pão de ló, ou conta com recheio ou cobertura de frutas, aposte no Sauternes, o grande vinho de sobremesa de Bordeaux.
Para bolos com base de chocolate ou doce de leite, um vinho de sobremesa mais estruturado como o Banyuls é a melhor opção.
Se está na dúvida de qual vinho de sobremesa combina melhor com o sabor do bolo de casamento, o Tokaji é a resposta certa, pois não é à toa que esse rótulo é conhecido como o rei dos vinhos e o vinho dos reis!
E você, gostou dessas dicas de como escolher o melhor vinho para casamento?