O mundo dos vinhos é um universo à parte, cheio de termos que podem parecer estranhos a princípio.
Por exemplo, você sabe o que é um Château? E um Domaine?
Nós, da DiVinho, preparamos esse artigo explicando as diferentes nomenclaturas dos produtores de vinhos, como Château, Domaine, Quinta, Herdade, Bodega e Viña, confira!
O que é um Château?
Château é um termo francês, usado para definir um castelo ou uma grande casa no campo.
No mundo dos vinhos, quando se fala em Château, a referência são os produtores da renomada região vinícola de Bordeaux.
O Château engloba mais do que apenas a casa da propriedade, mas também seus vinhedos, a adega e todo o restante da estrutura necessária para produzir o vinho.
Entre os mais importantes Châteaux de Bordeaux, vale destacar o Château Petrus, o vinho mais caro do mundo, o Château Lafite e o Château Mouton Rothschild, que hoje fazem parte do grupo Domaines Barons de Rothschild (Lafite), além do Château Margaux e do Château Haut-Brion, entre outros.
Na região de Provence, no sudoesde da França, onde são produzidos alguns dos melhores vinhos rosés do mundo, algumas vinícolas também utilizam o nome Châteaux, como o Château Lafoux, o Château Roubine e o Château Minuty, entre outros.
O que é um Domaine?
Domaine é outro termo em francês, que em uma tradução literal significa “campo”.
No cenário vinícola, Domaine é uma palavra utilizada para referir-se aos produtores de vinhos na região da Borgonha.
Entre os Domaines mais renomados da Borgonha destacam-se o Domaine du Comte Liger-Belair, produtor do Vinho La Romanée Grand Cru, o Domaine Denis Race e o Domaine de Rochebin, entre outros.
O que é uma Quinta?
Quinta é um termo utilizado para referir-se a uma propriedade rural ou a um terreno próprio para a agricultura, em português de Portugal.
Quinta também é nomenclatura mais tradicional para os produtores de vinhos em Portugal, sendo utilizada em todo o país.
Entre as principais Quintas portuguesas merecem destaque a Quinta do Vale Meão, a Quinta do Monte Xisto e a Quinta dos Carvalhais, entre outras.
O que é uma Herdade?
Herdade é um termo utilizado para referir-se a propriedade rural de grande extensão em Portugal, sendo equivalente ao que no Brasil chamamos de fazenda.
Na região vitivinícola do Alentejo, é comum que os produtores de vinhos utilizem o nome Herdade, como a Herdade do Esporão, a Herdade do Rocim e a Herdade do Peso.
O que é uma Bodega?
Bodega é uma palavra em espanhol, que pode ser traduzida como loja, armazém, empório ou depósito.
No mundo dos vinhos, o termo Bodega tem um sentido duplo, pode ser usado tanto para referir-se à vinícola como todo, quando para referir-se apenas à adega, onde ocorre a fermentação e o envelhecimento dos vinhos.
Além da Espanha, o nome Bodega também é utilizado por produtores de vinhos em países do Novo Mundo, que tiveram colonização espanhola, como a Argentina, o Chile e o Uruguai.
Entre as principais Bodegas da Espanha, destacam-se as Bodegas Muga, as Bodegas Luis Cañas, as Bodegas Beronia, as Bodegas Cepa 21 e as Bodegas & Viñedos AAlto, entre outras.
Já no Novo Mundo, alguns dos principais produtores são a Bodega Aleanna, projeto de Alejandro Vigil e Adrianna Catena, na Argentina, as Bodegas Tagua Tagua, no Chile, além da Bodega Bouza e da Bodega Garzón, no Uruguai.
O que é uma Viña?
Viña é um termo em espanhol, que significa um conjunto de videiras, ou um terreno com muitas videiras.
Sabendo disso, não é de se surpreender que muitas vinícolas utilizam o nome Vinã, principalmente em países do Novo Mundo, como Chile e Argentina.
Entre as principais vinícolas do Chile, merecem destaque a Viña Carmen, a Viña Pérez Cruz, a Viña Concha y Toro, a Viña Garcés Silva, a Viña Koyle e a Viña Morandé, entre outras.
Já na Argentina, a Viña Cobos é uma das mais prestigiadas e não poderia ser por menos, já que é um projeto do renomado enólogo norte-americano Paul Hobbs.
E você, já conhecia o significado de todos esses termos?